quinta-feira, 10 de julho de 2008

A casa do homem branco está em brasa!

1 kari oca brasil: casa do homem branco em brasa, ou casa cor de brasa do homem branco, ou casa branca em brasa, ou; 2 carioca brasil: carioca cor de brasa, carioca mestiço, carioca mulato; ou simplesmente 3 carioca e brasileiro.

Carioca não sou, não nato: nascido sim em terra mais índia que a velha capital, em terra agora Sangonssalo; mas feito carioca, e aqui estabelecido, e com o aqui satisfeito. Mestiço sim, mulato não sei, ou já não mais, e cor de brasa certamente não.

Enfim, mais uma tentativa de abarcar num nome simples a maior parte dos assuntos que pretendo tratar num blog: 1 Rio de Janeiro, cidade-favela, desígnio que procurarei explicar, ou entender, ou abandonar no decorrer da vida deste sítio; 2 Brasil, terra em brasa, para o bem ou para o mal, país que por mim carece ser melhor compreendido, mas que no conforto da penumbra que é meu saber sobre Ele, será aqui discutido; 3 e os daqui, conterrâneos, tantos são os que sequer minha penumbra possuem, que também tentarei que sejam objeto destes futuros escritos, já que foram e são construtores e atores do um e do dois.

Um comentário:

Thiago disse...

Seja um incendiário, seja herói...
Abção, há tempos não dava as caras no mundo dos blogs